domingo, 1 de agosto de 2010

Renegando as origens?


Gerard Piqué, o zagueiro bonitão do Barcelona, iniciou sua carreira nas categorias de base do clube. E nem poderia ter sido diferente...Seu pai jogou na terceira divisão e seu avô já fez parte da direção do Barça.


O amor pelo time catalão corre em suas veias e isso ele não esconde de ninguém. Quem viu a comemoração do seu gol na partida Real x Barça na temporada 2008-2009, em que o Barcelona derrotou o Real Madrid por 3 a 2 em pleno Santiago Bernabéu, sabe do que eu tô falando. (Não viu? Veja aqui)

Bom, o fato é que andaram falando por aí que o moço optou por usar apenas o primeiro sobrenome porque o outro faz referêcia ao estádio do arquirrival Real Madrid. Sim, o outro apellido dele é Bernabéu.

A história até que parece coerente, mas vejamos bem...

Na Espanha, o primeiro apellido sempre é o do pai e o segundo, da mãe.

PAI:   Joan Piqué
MÃE: Montserrat Bernabéu Guitart

FILHO: Gerard Piqué Bernabéu

A abreviação é feita sempre no último apellido. (Gerard Piqué B.)
Aliás, na Espanha, o sobrenome paterno é o que identifica a pessoa, é uma questão cultural.

Portanto, Piqué não está renegando a família de sua mãe e muito menos evitando associações com o Real Madrid.

E ainda, se o defensa blaugrana subir ao altar, a senhora sua esposa não passará exatamente a ser a senhora Piqué. Isso porque as mulheres casadas não usam o sobrenome do marido. Há quem diga até que, na Espanha, marido não serve pra nada, nem pra ceder apellido!

Para encerrar, vamos esclarecer que el apodo do Piqué, o apelido dele, é Piquenbauer! O cara joga muuuito...

Um comentário:

  1. Atualizando o tópico... a regra que diz que o 'apellido' do pai deve vir sempre antes do da mãe está caindo por terra... isso porque uma nova lei que está sendo aprovada na Espanha incorpora o princípio da igualdade na ordem dos sobrenomes. Na verdade, desde 1999 os pais já tinham a opção de escolher a ordem dos sobrenomes dos filhos. Mas a nova lei será mais abrangente. De qualquer forma, pela tradição ou pra quem nasceu antes de 1999, a regrinha daqui de cima ainda está valendo!
    Una reforma legal termina con la prevalencia del apellido del padre
    http://www.elpais.com/articulo/sociedad/reforma/legal/termina/prevalencia/apellido/padre/elpepusoc/20101104elpepisoc_4/Tes

    ResponderExcluir